top of page

Pronomes Pessoais Part 2

Tanto na fala quanto na escrita estão envolvidas três pessoas do discurso:

  •  a 1a pessoa: aquele que fala (eu, nós), o locutor;

  •  a 2a pessoa: aquele com quem se fala (tu, vós) o locutário;

  •  a 3a pessoa: aquele de quem se fala (ele, ela, eles, elas), o assunto ou referente.

As palavras EU, TU, ELE, NÓS, VÓS, ELES são pronomes pessoais. São denominados desta forma por terem a característica de substituírem os nomes, ou seja, os substantivos. Os pronomes pessoais designam diretamente uma das pessoas do discurso, seja no singular (eu, tu, ele) ou no plural (nós, vós, eles). Dessa maneira, podemos definir: PRONOMES PESSOAIS são aqueles que indicam as três pessoas do discurso. Os pronomes pessoais classificam-se em retos e oblíquos, de acordo com a função que desempenham na oração.

Vejamos um quadro com os pronomes pessoais da língua portuguesa: PRONOMES PESSOAIS Número Pessoa Retos Oblíquos

Átonos (usados sem preposição) Tônicos (usados com preposição)

Singular 1a Eu me mim, comigo

2a Tu te ti, contigo

3a Ele/ela o, a, lhe, se si, ela, ele, consigo

Plural 1a Nós nos nós, conosco

2a Vós vos vós, convosco

3a Eles/elas os, as, lhes, se si, eles, elas, consigo

Pronomes de tratamento Os pronomes de tratamento são formas de reverência que consistem em referirmo-nos às pessoas pelos seus atributos ou qualidades que ocupam. Por isso, eles são também chamados formas substantivas de tratamento ou formas pronominais de tratamento. Assim, mesmo quando estamos falando com a pessoa (usando o discurso da 2a pessoa), ao utilizarmos um pronome de tratamento, o verbo passa para a 3a pessoa. O pronome “você”, por

exemplo, não é um pronome pessoal, e sim um pronome de tratamento. Por isso, apesar de “você” referir-se à 2a pessoa (“tu”, ou “vocês” para “vós”), os verbos são conjugados na 3a pessoa. Observe o exemplo:

  •  Tu já foste ao cinema ver esse filme?

  •  Você já foi ao cinema ver esse filme?

Os pronomes de tratamento podem ser usados tanto para dirigir-se à pessoa quanto para referir-se a ela, mas os verbos sempre estarão conjugados na 3a pessoa. Observe:

  •  Vossa Excelência já preparou o discurso para a cerimônia de posse?

  •  Vossa Santidade, o papa, deixará o Vaticano para reunir-se com grandes líderes hoje.

Veja a tabela seguinte com os principais pronomes de tratamento: Pronome Abreviação Destinado Senhor/Senhora Sr./Sr.a pessoas com quem há distanciamento mais respeitoso Você V. pessoas com quem há intimidade Vossa Alteza V. A. príncipes, duques Vossa Eminência V. Em.a cardeais Vossa Excelência V. Ex.a presidente da República, ministros, altas patentes militares, bispos, arcebispos Vossa Magnificência V. Mag.a reitores de universidades Vossa Majestade V. M. reis, imperadores Vossa Mercê V. M. cê pessoas de tratamento cerimonioso Vossa Onipotência *não se abrevia Deus Vossa Reverendíssima V. Rev. ma sacerdotes Vossa Santidade V. S. papas Vossa Senhoria V. S.a oficiais até coronel, funcionários graduados, pessoas de cerimônia Agora que já conhecemos os pronomes pessoais, que tal praticar um pouco mais suas classificações com exercícios? Questão 1 Marque a opção em que a forma pronominal utilizada está INCORRETA. a) É difícil, para mim, praticar certos exercícios físicos. b) Ainda existem muitas coisas importantes para eu fazer. c) Os chinelos da aposentadoria não são para ti. d) Quando a aposentadoria chegou, eu caí em si. e) Para tu não teres aborrecimentos, evita o excesso de velocidade.